As Diferentes Respostas de Deus à Oração e as Suas Interpretações

 

AS DIFERENTES RESPOSTAS DE DEUS À ORAÇÃO 

E AS SUAS INTERPRETAÇÕES


 “Eu clamo a Ti, ó Deus, pois Tu me respondes; 
inclina para mim os Teus ouvidos e ouve a minha oração.”
Salmo 17.6

 
Ao longo de toda a Bíblia podemos ver que Deus responde às nossas orações, mas nem sempre responde como queremos ou quando queremos.
 
AS RESPOSTAS DE DEUS ÀS NOSSAS ORAÇÕES
De uma forma simplificada podemos dizer que Deus pode responder de 3 maneiras diferentes: SIM, NÃO e ESPERA.
 
Na Bíblia temos o exemplo da oração de Ana que apesar de ser estéril pediu um filho a Deus e Ele respondeu-lhe SIM dando-lhe um filho, Samuel (1Sm 1.5, 10-11, 19-20).
Quando Deus responde SIM pode significar que aquilo que pedimos está de acordo com a Sua vontade e é o melhor para nós ou apenas que Ele permitiu que isso acontecesse para que mais tarde pudéssemos aprender alguma lição.
 
Mas nem sempre Deus responde o que queremos. Por vezes Deus não nos dá o que pedimos. Paulo é um exemplo disso pois tinha um problema que não sabemos o que seria, mas que o atormentava continuamente (um espinho na carne), e por isso pediu a Deus mais de uma vez que O livrasse desse tormento, mas Deus disse-lhe NÃO pois assim, podia ver a força de Deus a trabalhar na sua fraqueza (2Co 12.7-9).
Quando Deus responde NÃO pode significar que não estamos a orar de acordo com a vontade Dele e Ele sabe que isso não será bom para nós, pelo menos naquele momento, podendo mais tarde um NÃO passar a um SIM. Deus também pode nos dizer NÃO por estarmos em pecado e por isso Ele entender que não merecemos aquilo que pedimos até nos retratarmos com Ele.  
 
Também temos casos em que parece que Deus não nos ouve e ficamos tempos e tempos sem resposta, como aconteceu com Jó que perdeu praticamente tudo o que tinha. Ele orou, mas parecia que Deus se tinha esquecido dele (Jó 30.20), parecia que Deus o estava a ignorar, mas na verdade Deus estava a dizer-lhe ESPERA. Só mais tarde é que Deus respondeu à oração de Jó abençoando-o (Jó 42.10).
Quando Deus responde ESPERA pode significar, no caso de vir a ser um SIM, que este ainda não era o momento certo para recebermos o que pedimos ou que Deus apenas queria primeiro trabalhar alguma área da nossa vida, como por exemplo a paciência. No caso de vir a ser um NÃO, pode significar que ainda não estávamos preparados para ouvir essa resposta e que Deus tivesse de trabalhar em nós primeira a nossa confiança Nele.
 
Quando Deus não nos responde logo ou responde NÃO os crentes têm a tendência de dizer-nos que precisamos de ter mais fé e que, se tivermos fé, o impossível pode acontecer. Sem dúvida que para Deus não há impossíveis, sem dúvida que temos de ter fé, mas temos de ter cuidado pois Deus pode estar a ser claro connosco mostrando-nos que essa não é a sua vontade, mas nós não a estarmos a aceitar. A fé na oração é acreditarmos que Deus responderá o que for melhor para nós e que faz parte dos Seus planos e não que vamos ter o que querermos.
 
O segredo é orarmos pedindo que se faça a vontade Dele e não nossa. Devemos analisar a nossa vida e havendo pecado, deixar o mal e pedir perdão. Devemos pedir a Deus paciência para esperar pelo momento certo e a capacidade de aceitar as respostas que não forem a nossa vontade.
 
 
MAS QUE MEIOS DEUS USA PARA RESPONDER?
Seria tudo bem mais fácil se Deus nos telefonasse, ou mandasse uma mensagem para nos responder. Assim não havia dúvidas. Mas Deus não nos responde assim. Também não ouvimos uma voz do céu como em alguns relatos na Bíblia. Por isso a nossa tarefa fica mais complicada.
 
Mas afinal, como Deus nos responde?
  • Um desses meios é o Espírito Santo que nos ilumina, mostrando-nos o caminho a seguir e trazendo paz ao nosso coração. Podemos ver na vida de Paulo, o Espírito Santo a mostrar-lhe que Deus tinha outros planos para ele (At16.6). O Espírito Santo mostra-nos o caminho fechando portas e abrindo outras, usando as circunstâncias da vida para nos mostrar se podemos avançar ou se teremos de seguir por outro caminho. Normalmente estas circunstâncias são tão claras que não conseguimos dar a volta a elas. Temos por exemplo uma doença, desemprego ou uma mudança de escola que te vai impedir de fazer aquilo que Deus não quer.
  • A Bíblia também nos dá respostas, mas a Bíblia não é nenhuma bola de cristal em que abrimos a Bíblia aleatoriamente esperando que o primeiro versículo a encontrar seja a resposta de Deus. A Bíblia vai orientado-nos para a resposta de Deus.
  • Deus também usa muitas vezes outras pessoas com maturidade espiritual para nos mostrar as Suas respostas.
 
Para decifrarmos as respostas de Deus temos de estar atentos à voz de Deus e para isso temos de estar em comunhão com Ele.
 
 
E SE EU INTERPRETAR MAL AS RESPOSTAS DE DEUS?
Por vezes queremos fazer a vontade de Deus, mas temos dificuldades em interpretar o que Ele quer para nós. Nós pedimos alguma coisa a Deus, achamos que temos a resposta de Deus, mas depois pensamos: E se eu achar que foi um SIM mas afinal era apenas a minha vontade?
Podemos fazer alguns testes que nos irão ajudar a confirmar a vontade de Deus:
 
  • Deves colocar esta pergunta Se fosse Jesus, faria isso?”  A Bíblia mostra-nos quem Jesus é, o que fez e a Sua forma de agir por isso deves pensar se aquilo que julgas ser a vontade de Deus está de acordo com aquilo que conheces Dele.
  • Houve confirmação daquilo que achas que é a vontade de Deus? Pede a Deus que te confirme a Sua resposta através de uma pessoa ou um sinal.
  • Ora a Deus e pede-Lhe que possa confirmar a tua decisão, que seja mais claro na Sua resposta.
 
Nenhum destes métodos te garantem que saberás a resposta clara de Deus. É provável que erres algumas vezes na tua busca, mas não desistas desta caminhada.
Romanos 11.33 fala-nos de como Deus é soberano e está muito acima da nossa compreensão. Por isso nem sempre conseguimos entender os seus planos nem compreender os Seus caminhos.
 
Deus tem um propósito para lidar connosco assim. Já pensaste que se fosse tudo tão claro não O buscariamos tanto. E é essa busca que vai-nos dar mais tempo de oração, mais tempo a meditar na Palavra de Deus, mais tempo a tentar perceber a vontade de Deus. E isso vai aumentar a nossa fé e a nossa intimidade com Deus. E esse é o maior propósito de Deus.